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quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Por que Jesus não foi abandonado na cruz?

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Jesus se tornou pecador ou recebeu a culpa (se tornou culpado) de nossos pecados?
2 Coríntios 5:21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado  [hamartia] por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Jesus foi amaldiçoado?

Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

Jesus foi desamparado?
Mateus 27:46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

O salário do pecado é a morte física?

Rm 6:23  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Veja abaixo porque estas quatro perguntas tem um NÃO.


O sacrifício de Jesus foi vicário* em dois sentidos:
  • Jesus fez em nosso favor (no sentido de sermos os beneficiários)
  • Jesus fez em nosso lugar (no sentido de que ele nos substituiu ao  (ou para) satisfazer a justiça de Deus)
*Que substitui alguém ou algo.
O sacrifício de Jesus  cancela:
  •  a culpa, 
  • a penalidade 
  • e nos torna justos diante de Deus.

Jesus não sofreu nem a pena e nem a consequência natural dos nossos pecados (a separação de Deus), logo não foi desamparado!!

Jesus sofreu em consequência em função dele se tornar a solução para os nosso pecados:

1-O pecado não pode ser transferido
Pecado é o nome que damos a um erro moral, a uma transgressão da lei de Deus.
Logo o pecado não é um ser (material ou imaterial). 
Sendo assim, não pode ser transferido.



2- Consequentemente ele não pode ser imputado a outra pessoa

Ez 18:4  Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.


3- Cada pessoa que peca sofre a consequencia  natural IMEDIATA de seu pecado, a morte espiritual, a separação de Deus
Gálatas 6:23 não se refere a morte física:
Gn 2:17  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (e de fato Adão e Eva entraram em estado de separação, culpa e malícia após a queda)

Rm 9:8  Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.
9  Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, reviveu o pecado, e eu morri.
10  E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte.
11  Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento, me enganou e me matou

Tiago 1:15  Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecadouma vez consumado, gera a morte.

Efésios 2:1  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

Efésios 2:5  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,

Romanos 5:12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

4- A morte física é  consequência da expulsão do Jardim do Éden.
Se Adão e Eva continuassem a ter acesso á árvore da vida, eles mesmo na condição pecamininosa em que se encontravam não morreriam fisicamente.
Gn 3:22 ¶ Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23  O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.
24  E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.


1 Coríntios 15:21  Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.


5- A lei exigia um substituto do pecador para que este fosse aceito. Um animal (que representa Jesus)
Lv 1:4  E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação



6- A lei exigia como redenção o sangue INOCENTE derramado, e nenhum homem é inocente

Levítico 17:11  Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é sangue que fará expiação em virtude da vida.

Levítico 4:20  e fará a este novilho como fez ao novilho da oferta pelo pecado; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará expiação, e eles serão perdoados.

Hebreus 9:22  Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.

Ou seja, a morte do animal não representa a morte do pecador,  pois a lei exigia derramamento de sangue inocente!




7-Jesus pagou o preço do pecado com seu sangue derramado. Isto se chama redenção (pagar o preço)
1 Coríntios 6:20  Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

1 Coríntios 7:23  Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.

1 Tm 2:6  o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.

Efésios 1:7  no qual temos redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
Romanos 3:25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Hebreus 9:13  Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,

Hebreus 9:14  muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Hebreus 13:12  Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.

Colossenses 1:20  e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.


1 João 1:7  Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Apocalipse 1:5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Apocalipse 5:9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

8-Jesus morreu por nossa causa. Ele sofreu por nossa causa  , o derramamento de sangue. 
IS 53:8  Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
5  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

1 Ts 5:10  que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele.

1 Pedro 3:18  Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecadoso justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,

1 Pedro 2:21  Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas,

8- Jesus obedeceu a lei pro nós e dele re 

9- A morte dos animais não representava a morte do pecador e sim a morte de Cristo

Os animais eram inocentes
Todo homem, exceto Jesus é pecador.
Logo o animal representa alguém sem defeito algum, inocente.
O único homem inocente foi Jesus.
Logo os animais que eram sacrificados eram tipos (símbolos de Jesus)
Êxodo 12:5  O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito
1 Pe 1:19  mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

João 1:29  No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Hb 10:1 ¶ Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
2  Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?
3  Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos,
4  porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
5  Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste;
6  não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado.
7 ¶ Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade.
8  Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei),
9  então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.
10  Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.


10- Jesus cumpriu a lei de Deus /a justiça foi cumprida
Rm 5:19  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

Rm 8:3  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne [incapaz de obedecer os mandamentos], isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado

Rm 2:13  Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.


A fé é atribuída como justiça/ a justiça é uma dádiva da graça

1 Coríntios 1:30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,
Romanos 3:21  Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
Romanos 3:22  justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
Rm 3:24  sendo justificados gratuitamente, por sua graçamediante a redenção que há em Cristo Jesus,
25  a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
26  tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.


Romanos 4:5  Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.
Romanos 4:6  E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:

Romanos 4:13  Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.


Romanos 4:11  E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça
Romanos 5:17  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
Romanos 5:18  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida

Romanos 9:31  e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.

Gálatas 2:21  Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão
Gálatas 3:21  É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.

Gálatas 5:5  Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.

Filipenses 3:9  e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé;

2 Pedro 1:1  Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,

"Obediência ativa: ...É necessário que o homem seja encontrado justo diante de Deus, para merecer a vida eterna, porém isso lhe é impossível por causa de sua incapacidade de obedecer a Deus plenamente.
Cristo por sua vez fez isso, Jesus tinha de viver uma vida perfeita de obediência a Deus a fim de que pudesse obter justiça por nós. Cristo tinha de obedecer à lei ao longo de toda a sua vida por nós, de modo que os méritos de sua perfeita obediência fossem contados em nosso favor. Fl 3.9.
O apóstolo Paulo sabia que o que ele precisava era de uma justiça moral positiva, e isso não podia vir dele mesmo, mas somente por intermédio de Jesus. 1Co1.30. Rm5.19.
Cristo não morreu ‘simplesmente’ por nossos pecados, ele fez muito mais do que isso, ele guardou todos os princípios da lei de Deus, não tropeçando em nenhum deles para assim oferecer justiça diante de Deus por nós. Grudem nos mostra isso dizendo:
“Alguns teólogos não têm ensinado que Cristo precisava manter um registro vitalício de obediência perfeita por nós. Têm enfatizado apenas que Cristo tinha de morrer e, dessa forma, receber o castigo pelos nossos pecados. Mas tal posição não explica de modo adequado por que Cristo fez mais do que apenas morrer por nós; ele também se tornou nossa justiça diante de Deus. Jesus disse a João Batista, antes de ser batizado por ele: convém cumprir toda a justiça Mt 3.15”.[4]
Se Cristo não tivesse prestado uma obediência ativa, a própria natureza humana de Jesus teria ficado aquém das justas exigências de Deus, e Cristo não teria competência para fazer expiação a favor de outros.
Jesus não tinha nenhuma necessidade de viver vida de obediência perfeita para Seu próprio bem, ele havia compartilhado amor e comunhão com o Pai  por toda a eternidade e era o seu próprio caráter eternamente digno da boa vontade e deleite do Pai. Então por que é que Jesus teve de colocar-se como cumpridor de todos os princípios da lei?
Por nossa causa, para cumprir aquilo que não pudemos fazer, para fazer por nós o que não temos competência para fazermos por nós mesmos. Se ele não tivesse obedecido por nós, jamais poderíamos receber o favor de Deus. Rm10.3-4; 8.3-4; 2Co5.21." http://www.ipbetania.org.br/teoria-da-substituicao-penal/
Em resumo:
O sacrifício de Jesus foi vicário, em nosso favor e em nosso lugar pois substiuiu por nós a exigênica da lei:
  • Jesus satisfez a justiça de Deus em nosso lugar
  • Jesus deu a si mesmo como preço da nossa redenção
  • Jesus sofreu em consequencia do nosso pecado
  • Mas Jesus não recebeu nossa culpa!


11- Mt 27:46-  Jesus não recebeu literalmente os pecados da humanidade

Mt 27:46  Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Mt 27:46 é citação do Salmo 22 , um salmo messiânico, que por sua vez não ensina que o Messias foi abandonado. Este é um Salmo de Triunfo, no qual a pessoa aparentemente está abandonada. Em nenhum momento o Salmo cita pecado como causa de separação entre Deus e o Messias ou entre Deus e o salmista.
No século XX recorda-se o costume judeu de citar somente as primeiras palavras de um versículo longo, mas pensando no todo. Neste caso Jesus teria orado todo o Sl 22, que é um cântico de triunfo (Stauffer, Jesus, p 103,106; Bornhauser, Leidensgeschichte, p 126,190ss). (Comentário Bíblico Esperança. Curitiba :Editora Evangélica Esperança)
 "O propósito de Marcos ao dar nos esse registro é fazer alusão ao Salmos 22:1, de modo que ficasse retratado um Jesus que é sofredor inocente, justo, perseguido injustamente por seus inimigos, e que apela a Deus. Tal alusão revela o verdadeiro caráter de Jesus face ao ridículo, e das falsas acusações partidas dos lábios dos circunstantes." (Novo Comentário Bíblico Contempoorâneo - Marcos.São Pualo: Vida , 1995)p. 294
  • salmista pensou inicialmente que estava abandonado
  • Os seus inimigos zombavam e o acusavam de estar abandonado
  • Mas no fim ele percebeu que nunca foi abandonado e que sua oração foi ouvida e Deus não virou as costas para ele.
1 ¶ Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
2  Deus meu, clamo de dia, e não me respondes; também de noite, porém não tenho sossego.
3  Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
4  Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste.
5  A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos.
6  Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7  Todos os que me vêem zombam de mimafrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8  Confiou no SENHOR! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer.
9  Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.
10  A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus.
11 ¶ Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me acuda.
12  Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam.
13  Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.
14  Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se dentro de mim.
15  Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte.
16  Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés.
17  Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim.
18  Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes.
19  Tu, porém, SENHOR, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.
20  Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida.
21  Salva-me das fauces do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes.
22 ¶ A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação;
23  vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel.
24  Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflitonem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro. 
Jesus citou em brado o Salmo pois:
  • retrata o cumprimento das profecias do Messias sofredor
  • mostra que as acusações de desamparo dos acusadores eram falsas
12- Jesus não demostrou abandono, antes comunhão com o Pai e chegou a interceder

Lucas 23:34  Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
42  E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
43  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso

46  Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou.


13- Isaías 53 não prova que Jesus recebeu literalmente nossos pecados. È uma alusão a Lv 16 do ritual do dia da expiação e  ou ação mediadora sacerdotal

O termo "levar sobre si" não deve ser tomado literalmente, mas apenas no sentido de levar para longe o pecado. Jesus ao curar os enfermos levou sobre si as enfermidades das pessoas


Salmos 103:12  Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Levítico 16:21  Arão porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode vivo e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, todas as suas transgressões e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem à disposição para isso
22  Assim, aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para terra solitária; e o homem soltará o bode no deserto


Lv 10:16  E Moisés diligentemente buscou o bode da expiação, e eis que já era queimado; portanto, indignou-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos que de Arão ficaram, dizendo:
17  Por que não comestes a oferta pela expiação do pecado no lugar santo? Pois uma coisa santíssima é e o SENHOR a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação, para fazer expiação por eles diante do SENHOR.


Isaías 53:4  Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Isaías 53:12  Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

Mt 8:16  Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;
17  para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.

mesma expressão que se usa para as enfermidades se usa para os pecados, "levou sobre si".
Jesus não carregou sobre seu corpo as doenças das pessoas e de igual forma não poderia  receber sobre si pecados:
Primeiro porque a expressão significa levar para longe,  tirar.
Segundo porque não é possivel  se transferir algo que não é um ser (vide 1)
Ou seja, O Messias tirou o pecado da humanidade.

14- O brado de Jesus "Eli Eli lama sabactani" representa um brado de triunfo Sl 22 dentro de seu contexto original

 No século XX recorda-se o costume judeu de citar somente as primeiras palavras de um versículo longo, mas pensando no todo. Neste caso Jesus teria orado todo o Sl 22, que é um cântico de triunfo (Stauffer, Jesus, p 103,106; Bornhauser, Leidensgeschichte, p 126,190ss). (Comentário Bíblico Esperança. Curitiba :Editora Evangélica Esperança)
Sente-se que as palavras dão a entender um abandono da parte de Deus, o que é incompatível com a crença na divindade de Cristo, e uma falta da confiança da parte de Jesus. Mesmo assim, Mateus e Marcos não se esquivam de registrá-las. ..Pode-se, no entanto, levar ainda mais adiante os paralelos com Salmo 22. G. Dalmansugeriu que, para os judeus, as palavras iniciais eram reconhecidas como oração eficaz pelo socorro, à luz da parte posterior do Salmo (Jesus-Jeshua, 1929, 206). O Salmista sobrevive sua desolação do momento, para louvar a Deus na congregação (v. 22; cf. Hb 2:12). Todos os confins se lembrarão do Senhor e se voltarão a Ele (v. 27). O domínio pertence ao Senhor, e Ele rege sobre as nações (v. 28). A posteridade O servirá e proclamará a Sua libertação a um povo que ainda nasceu (w. 30-31). Se podemos considerar a parte anterior do Salmo cumprida na morte de Jesus, a parte posterior pode ser considerada cumprida na revelação do Cristo ressuscitado, na Grande Comissão para evangelizar (Mt 28:16-20).(Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento / Colin Brown. São Paulo: Vida Nova, 2000, p.571
 Grande número de intérpretes recentes interpreta o clamor contra o pano de fundo do salmo 22 completo, o qual Mateus 27.45-50 começa com esse sentimento de desolação e termina com a triunfante vindicação do sofredor justo. A principal dificuldade com isso é que, embora os textos do Antigo Testamento sejam frequentemente citados com seu contexto completo em mente, eles não são nunca citados dessa forma em que o contexto do Antigo Testamento anula de forma eficaz o que o próprio texto afirma (Bonnard; Moo, “Use of OT” [“Uso do AT”], p. 272). Se o contexto de Salmos 22 for carregado com a referência atual a Salmos 22.1, o leitor do evangelho tem de entender que a vindicação vem com a ressurreição em Mateus 28, não que o clamor de Jesus reflete plena confiança, em vez de obscuro desespero.
(O comentário de Mateus / D.A. Carson ; São Paulo : Shedd Publicações, 2010.)
O erro de Carson é dizer que o texto afirma o abandono de Jesus. Sendo que Jesus cita um Salmo que mostra que não houve abandono!!

15- Jesus não se tornou pecado
2 Coríntios 5:21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado  [hamartia] por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
  • Jesus era a oferta pelo pecado, para anular o pecado
Isaías 53:10  Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.

Hebreus 9:26  Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.

1 Pedro 3:18  Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecadoso justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,

Romanos 8:3  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
"Mas "pecado", isto é, o representante do pecador (vicariamente) do pecado agregado de todos os homens do passado, presente e futuro. O pecado do mundo é um, portanto  singular, e não o plural, é usado; Embora suas manifestações sejam múltiplas (#Joh 1:29). "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Compare "fez uma maldição para nós", #Ga 3:13. (Jamieson, Faussete, Broum commentary)

"Em Levíticus 4:24 e 5:12 na versão grega judaica LXX apalavra traduzida por pecado é utilizada como oferta pelo pecado" (Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 1800, 2009)
Na LXX Is 53 o termo pecado também é usado como oferta pelo pecado,. por isso aparece em itálico, veja:

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  • Jesus se tornou justiça e não pecado

1 Co 1:30  Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,
Conclusão:
Jesus se fez oferta pelo pecado, constituindo a base para nossa justiça

16- Jesus não foi amaldiçoado por  supostamente estar com nossos pecados
Gl 3:10  Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
11  E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
12  Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.

13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),


  • Se de fato houve alguma maldição., isto ocorreu pelo fato de Jesus ficar pendurado no madeiro, e não por causa dele tomar sobre si a culpa, se tornando culpado:

Deve ser observado, ao considerar os envolvimentos doutrinários desta passagem, que a maldição que caiu sobre Cristo não foi a mesma maldição que se descreveu acima como a conseqüência da culpa humana ao não cumprir os requisitos da Lei. Não é a penalidade acumulada por toda a massa de desobediência humana, mas sim uma impureza incidental, contraída por uma violação involuntária de um preceito cerimonial particular. A morte de Cristo envolveu uma maldição porque a maneira era por suspensão de uma cruz. Nada mais do que isso é dito.Cristo, sem pecado, morreu por homens pecadores. Se ele não tivesse morrido, eles deveriam ter morrido. E a sua morte agiu (de alguma maneira inescrutável) de modo a propiciar a ira de Deus. Mas não se diz que a carga real de culpa humana foi posta sobre eleNão se diz que Sua morte foi o castigo real dessa culpa. A morte de Cristo removeu a necessidade do castigo dos homens, mas não poderia ser considerada uma punição em relação ao próprio Cristo. (Ellicott's Commentary for English Readers)
  • A lei citada por Paulo faz referência não a inocentes, mas a pecadores condenados à morte. 
  • E a suspensão num madeiro era um agravamento da pena!
Gálatas 3:13  Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso *lugar* (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),

*5228 υπερ huper

preposição primaria

em benefício de, para a segurança de

acima, além, mais que

mais, além, acima


Dt 21:22  Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro,
23  o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.

Josué 10:26  Depois disto, Josué, ferindo-os, os matou e os pendurou em cinco madeiros; e ficaram eles pendentes dos madeiros até à tarde.
27  Ao pôr-do-sol, deu Josué ordem que os tirassem dos madeiros; e lançaram-nos na cova onde se tinham escondido e, na boca da cova, puseram grandes pedras que ainda lá se encontram até ao dia de hoje.

  • Jesus embora não tenha pecado morreu como se fosse um pecador, um maldito. Jesus morreu como se fosse um pecador amaldiçoado (ver 11)
  • Jesus foi condenado à pena de morte por blasfêmia, porém não blasfemou
Mt 26:63  Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64  Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.
65  Então, o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! Que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes agora a blasfêmia!
66  Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte.


  • Jesus foi contado como malfeitor, mas inocente
Mc 15:27  Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda.
28  E cumpriu-se a Escritura que diz: Com malfeitores foi contado .

Conclusão:
Aos olhos do povo estava ali um pecador, condenado e maldito.
"Assim como um cadáver de um criminoso  condenado carregava a maldição de Deus, assim Cristo, como um criminoso condenado e executado, foi publicamente exposto como alguém que levava sobre si o julgamento de Deus. Ele carregou a mesma vergonha de um criminoso executado e foi publicamente exibido como alguém amaldiçoado por Deus. Para nos livrar da maldição  da lei,  o próprio Jesus se tornou maldito"
Deuteronômio. Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova,  p. 223, 1991. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Novo Comentário Bíblico Contemporâneo - Marcos.São Paulo: Vida , 1995
Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento / Colin Brown. São Paulo: Vida Nova, 2000
Comentário Bíblico Esperança. Curitiba :Editora Evangélica Esperança
Comentário Bíblico Vida Nova. D. A. Carson.São Paulo: Vida Nova, 2009.
O comentário de Mateus / D.A. Carson ; São Paulo : Shedd Publicações, 2010.
Deuteronômio. Introdução e Comentário. São Paulo: Vida Nova, 1991

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