Pesquisar e

sábado, 27 de maio de 2017

Jeronimo Savanarola

Image result for savonarola
Estátua de Savonarola em Ferrara, Italia.


Jerônimo Savonarola (nascido em 1452) foi um monge da Ordem dos Dominicanos, a partir de 1474 em Florença, Itália, e chegou a ser prior do Mosteiro de S. Marcos. Pregava, tal qual um dos profetas antigos, contra os males sociais, eclesiásticos e políticos de seu tempo. A grande catedral enchia-se até transbordar de multidões ansiosas, não só de ouvi-lo, mas também para obedecer aos seus ensinos.

 Durante muito tempo foi praticamente o ditador de Florença onde efetuou evidente reforma, logo a após  França tomar a Itália. Na realidade o povo passou a olhar os franceses como os cumpridores das profecias de Savonarola. Os embaixadores liderados por Savonarola conseguiram expressar ao rei invasor os mesmos sentimentos presentes na população de Florença — que o rei era um instrumento nas mãos de Deus para que efetivasse o castigo da nação, pelos seus crimes. Savonarola ganhou o respeito do rei e o acordo de que ele apenas passaria pela cidade sem causar-lhe dano. 

Depois de não se sujeitar ao Papa foi excomungado. Foi preso, condenado enforcado e seu corpo queimado na praça de Florença. Seu martírio deu-se em 1498, apenas dezenove anos antes que Lutero pregasse as teses na porta da catedral de Wittenberg

"... De 1493 Savonarola falou com o aumento da violência contra os abusos na vida eclesiástica , contra a imoralidade de uma grande parte do clero , sobretudo contra o imoral vida de muitos membros da Curia Romana  , até mesmo do portador da coroa papal , Alexandre VI , E contra a maldade dos príncipes e cortesãos. Enquanto isso, Savonarola voltou a entrar no púlpito em 11 de outubro para despertar os florentinos contra Pietro de Medici e, em 11 de fevereiro , a Signoria de Florença proibiu de fato o dominicano a pregar novamente . Savonarola retomou seus sermões no dia 17 de fevereiro e foi, assim, injustificadamente desobediente à autoridade eclesiástica. Nesses sermões de quaresma ele violentamente chicoteou os crimes de Roma , aumentando assim a excitação apaixonada em Florença . Um cisma ameaçou e o papa foi novamente forçado a interpor. Em 7 de novembro de 1496, os mosteiros dominicanos de Roma e Toscana foram formados em uma nova congregação, cujo primeiro vigário foi o Cardeal Caraffa . Mesmo assim Savonarola recusou obediência e novamente durante a Quaresma de 1497 pregado com descontrolada violência contra a Igreja em Roma . Em 12 de maio de 1497, foi excomungado ...No início Savonarola foi cheio de zelo , piedade e auto-sacrifício para a regeneração da vida religiosa . Ele foi levado a ofender contra essas virtudes por seu fanatismo , obstinação e desobediência. Ele não era um herege em questões de fé . A ereção de sua estátua ao pé da de Lutero monumento em Worms como um reputado "precursor da Reforma " é totalmente injustificada." http://www.newadvent.org/cathen/13490a.htm

Precursor de Lutero? Pré-reformador?

Savonarola foi um reformador no sentido de que ele batalhou por pureza moral e lutou contra os males sociais de seu tempo. 
Com relação à igreja, ele conclamava a uma mudança de costumes e práticas, denunciando os erros morais do clero.
Na esfera política e legal, ele também foi um reformador pois teve o papel principal no estabelecimento de uma nova forma de governo na cidade de Florença, consideravelmente distinta da anterior.

"Savonarola, entretanto, não pode ser considerado um pré-reformador ou mesmo um reformador eclesiástico no sentido em que o termo tem sido aplicado a Huss, Lutero ou Calvino. No estrito senso da palavra, um reformador deveria ter contribuído de alguma maneira para o restabelecimento das doutrinas bíblicas, ter tido parte ativa na remoção do entulho das tradições humanas que soterraram as verdades da Palavra de Deus. A questão de restauração doutrinária excede à demonstração de um mero zelo moral e sociológico que se apresentam como as características principais de Savonarola. Ela excede até a expressão de intensa sinceridade pessoal, que ele aparentemente possuía....no final de sua vida ele escreveu um folheto sobre o Salmo 51 no qual se aproxima consideravelmente da doutrina bíblica (e protestante) da justificação pela fé, mas aí ele já não exercia tanta influência e no máximo o trabalho registra a sua postura pessoal perante essas verdades. Lutero publicou este folheto com um prefácio elogioso.63 " http://www.solanoportela.net/artigos/savonarola.htm


"Girolamo Savonarola , nascido em 21 de setembro de 1452 , Ferrara , Ducado de Ferrara - morreu em 23 de maio de 1498 , Florença), pregador cristão italiano, reformador e mártir , famoso por seu choque com governantes tirânicos e umClero corrupto. Após a derrubada dos Medici em 1494, Savonarola era o único líder de Florença, estabelecendo uma república democrática. Seus principais inimigos eram o Duque de Milão eo Papa Alexandre VI, que emitiu inúmeras restrições contra ele, todos os quais foram ignorados.

Primeiros Anos.

Girolamo Savonarola nasceu em Ferrara, filho de Niccolò Savonarola e de Elena Bonaccorsi. Ele foi educado por seu avô paterno, Michele, um médico célebre e um homem de rígidos princípios morais e religiosos. A partir deste estudioso idosos, cuja própria educação era do século 14, Savonarola pode ter recebido algumas medievais influências. Em suas primeiras poesias e outros escritos de adolescentes, as principais características do futuro reformador são vistas. Mesmo naquela data inicial, como ele escreveu numa carta a seu pai, ele não podia sofrer "a perversidade cega dos povos da Itália". Ele achava insuportável o paganismo humanista que corrompia as maneiras, a arte, a poesia e a própria religião . Ele viu como a causa dessa corrupção propagação um clero vicioso, mesmo nos mais altos níveis da hierarquia da igreja .

Em 24 de abril de 1475, ele deixou a casa de seu pai e seus estudos médicos, em que ele tinha embarcado após ter tomado um diploma em artes liberais , para entrar noOrdem dominicana em Bolonha .Voltando a Ferrara quatro anos mais tarde, ele ensinou a Bíblia no Convento degli Angeli. O estudo da Escritura, juntamente com as obras de ThomasAquino , sempre foi sua grande paixão.

Carreira Em Florença.

Em 1482 Savonarola foi enviado a Florença para ocupar o cargo de conferencista no convento de San Marco, onde ganhou uma grande reputação por sua aprendizagem e ascetismo. Como um pregador, ele não teve êxito até que uma súbita revelação o inspirou a começar seus sermões proféticos. Em San Gimignano na Quaresma 1485 e 1486, ele apresentou suas famosas proposições: a igreja precisava ser reformada; seria flagelada e depois renovada.

No ano seguinte (1487) deixou Florença para se tornar mestre de estudos na escola de estudos gerais em Bolonha. Depois que o ano de sua nomeação terminou, ele foi enviado para pregar em várias cidades até Lorenzo de 'Medici usou sua influência para ter Savonarola enviado de volta para Florença, abrindo assim as portas lá para o inimigo mais amargo do domínio Medici. Tendo regressado à cidade de seu destino (1490), Savonarola pregou corajosamente contra os abusos tirânicos do governo. Demasiadamente tarde, Lorenzo tentou conter a eloquência perigosa com ameaças e lisonjas, mas sua própria vida estava chegando ao fim, enquanto o entusiasmo popular pela pregação de Savonarola aumentava constantemente. Logo depois Savonarola deu sua bênção ao moribundo Lorenzo. A lenda que ele recusou  a absolvição de Lorenzo  é refutada por provas documentais.


A Lei Medici não sobreviveu muito tempo a Lorenzo e foi derrubada com aInvasão de Charles VIII (1494). Dois anos antes, Savonarola tinha previsto sua vinda e sua vitória fácil. Essas profecias autênticas e a parte que ele havia desempenhado nas negociações com o rei e na moderação do ódio das facções após a mudança de governo aumentaram enormemente sua autoridade. Uma vez que os Medici tinham sido expulsos, Florença não tinha outro mestre além da terrível voz de Savonarola. Ele introduziu um governo democrático, o melhor que a cidade já teve. Foi acusado, mas injustamente, de interferir na política.Não era ambicioso nem intrigante. Ele queria fundar sua cidade de Deus em Florença, o coração da Itália , como uma república cristã bem-organizada que poderia iniciar a reforma da Itália e da igreja. Este era o objeto de todas as suas ações. Os resultados que ele obteve foram surpreendentes : a esplêndida mas corrupta capital do Renascimento , assim milagrosamente transformada, parecia a um contemporâneo ser um antegozo do paraíso.

Intrigas Políticas.

O triunfo de Savonarola era demasiado grande e repentino para não dar origem a ciúmes e suspeitas. Uma festa florentina Arrabbiati foi formadoa em oposição a ele. Esses inimigos internos formaram uma aliança com poderosas forças estrangeiras, em primeiro lugar o Duque de Milão e o Papa, que se juntaram na Santa Liga contra o rei da França e viram em Savonarola o principal obstáculo para a adesão de Florença. Foi depois, depois de uma firme rejeição da Liga por Florença, que o Papa enviou a Savonarola o escrito de 21 de julho de 1495, em que elogiou os milagrosos frutos da obra de Savonarola e chamou-o a Roma para pronunciar suas profecias de sua própria lábios. Como esse papa era o corrupto Alexander VI , a armadilha era óbvia demais. Savonarola pediu que lhe permitisse adiar a viagem, oferecendo a doença como desculpa.



O Papa pareceu estar satisfeito, mas em 8 de setembro, sob a pressão de seus amigos políticos e dos inimigos de Savonarola, enviou-lhe um segundo sumário no qual os elogios se transformaram em vituperação.Mandou-o ir a Bolonha sob pena de excomunhão. Savonarola respondeu a este estranho documento com respeitosa firmeza, apontando não menos de 18 erros nele. O breve foi substituído por outro de 16 de outubro, no qual ele foi proibido de pregar. Como o próprio Papa francamente confessou, foi a Liga Santa que insistiu.Depois de alguns meses, quando a Quaresma 1496 se aproximava, Alexandre VI, ao recusar aos embaixadores florentinos uma revogação formal da proibição, concedeu isso verbalmente. Assim Savonarola pôde dar seus sermões em Amos, entre seu mais fino e mais vigoroso, em que atacou a corte romana com vigor renovado. Ele também parecia referir-se à escandalosa vida privada do Papa, e este último se ofendeu com isso. Um colégio de teólogos não encontrou nada para criticar o que o frade tinha dito, de modo que depois da Quaresma ele pôde começar, sem mais remontagens de Roma, os sermões de Rute e Miquéias.

Naquela época, à medida que a autoridade de Savonarola crescia, o Papa tentava conquistá-lo oferecendo-lhe um chapéu de cardeal. Ele respondeu: "Um chapéu vermelho? Eu quero um chapéu de sangue. "Então Alexandre VI, pressionado pela Liga e Arrabbiati, montou um novo ataque. Em um escrito de 7 de novembro de 1496, ele incorporou a Congregação de San Marco, da qual Savonarola era vigário, com outro em que teria perdido toda a sua autoridade. Se ele obedecesse, suas reformas seriam perdidas. Se ele desobedecesse, seria excomungado.Savonarola, no entanto, enquanto protestava vigorosamente, não desobedeceu, porque ninguém se apresentou para pôr o resumo em vigor. Ele, portanto, continuou imperturbado no Advento de 1496 e na Quaresma de 1497 com sua série de sermões em Ezequiel. Durante a temporada de carnaval naquele ano, sua autoridade recebeu um tributo simbólico na "queima das vaidades", quando ornamentos pessoais, imagens lascivas, cartões e mesas de jogos foram queimados. A destruição de livros e obras de arte era desprezível.

Os acontecimentos na Itália agora se voltaram contra Savonarola, no entanto, e mesmo em Florença seu poder foi atenuado por desenvolvimentos políticos e econômicos desfavoráveis. Um governo de Arrabbiati o forçou a parar de pregar e incitou sacriléias contra ele no dia da Ascensão. Os Arrabbiati obtiveram do Tribunal Romano, por uma consideração financeira, a desejada bula de excomunhão contra seu inimigo. Com efeito, a excomunhão, além de ser sub-reptícia, estava cheia de erros tão óbvios de forma e substância que a tornava nula e vazia, e o próprio Papa teve de rejeitá-la. O governo florentino, entretanto, procurou em vão obter sua retirada formal; questões políticas mais amplas. Absorvido em estudo e oração, Savonarola ficou em silêncio. Somente quando Roma propôs um arranjo indigno, que fez a retirada da censura dependente da entrada de Florença na Liga, voltou novamente ao púlpito (Quaresma 1498) para dar esses sermões sobre Êxodo que marcou sua própria saída do púlpito e da vida . Logo ele foi silenciado pelo interdito com que a cidade foi ameaçada. Ele não tinha outra saída senão um apelo a um conselho da igreja, e ele começou um movimento nessa direção, mas depois queimou as cartas aos príncipes que ele já tinha escrito, a fim de não causar dissensão dentro da igreja.Uma vez que esta estrada foi fechada o único restante levou ao martírio.

Julgamento E Execução.

A imprudência dos mais apaixonados de seus seguidores, Fra Domenico da Pescia, levou os acontecimentos a um ponto. Fra Domenico tomou em sua palavra um franciscano que desafiou ao calvário pelo fogo qualquer um que manteve a invalidez da excomunhão de Savonarola. A Signoria e toda a população da cidade mais civilizada da Itália avidamente encorajaram aquela experiência bárbara, pois só ela parecia prometer a solução de um problema insuperável. Apenas Savonarola estava insatisfeito. O decreto, que atribuiu ao infortúneo Fra Domenico ele mesmo e um franciscano, declarou  que o perdedor seria quem se retirasse ou vacilasse. Na verdade, o franciscano não apareceu e, portanto, a provação não ocorreu. Savonarola, vitorioso pelos termos do decreto, foi culpado por não ter conseguido um milagre. No dia seguinte, a multidão liderada pelos Arrabbiati rioted, marchou a San Marco, e superou os defensores. Savonarola foi levado como um criminoso comum junto com Fra Domenico e outro seguidor. Depois de um exame por uma comissão de seus piores inimigos e depois de selvagem tortura, ainda era necessário falsificar o registro da investigação se ele fosse ser acusado de quaisquer crimes. Mas seu destino estava resolvido.Os comissários papais vieram de Roma "com o veredicto em seu seio", como um deles disse. Após o julgamento eclesiástico , que foi ainda mais superficial, foi entregue ao braço secular , com seus dois companheiros, para ser enforcado e queimado. O relato de suas últimas horas é como uma página da vida dos Padres da Igreja. Antes de montar o andaime ele piamente recebeu a absolvição do Papa e a plenáriindulgência .

Avaliação.

Na verdade, a discussão de Savonarola foi com a corrupção do clero, de quem Alexandre VI foi meramente o exemplo mais escandaloso, não com o pontífice romano, para quem ele sempre professava obediência e respeito. Ele era um reformador, mas católico e tomista até a medula. ;sua fé é confirmada em suas muitas obras, a maior das quais é o Triumphus crucis, uma exposição clara de apologética cristã. A obra dele: Compendium revelationum,  é um relato de visões e profecias que se tornou realidade, passou por muitas edições em vários países. De seus sermões, alguns existem em uma versão tirada literalmente .

Após a morte de Savonarola foi-lhe dedicado um culto, que teve uma longa história. Os santos canonizados pela igreja, como Philip Neri e Catherine de 'Ricci, o veneraram como um santo; Uma sala foi feita para ele, e os milagre que tinha executado foram documentados. Ele foi retratado em pinturas e medalhas com o título de beatus. No Acta sanctorum foi incluído entre os praetermissi. Quando o 500º aniversário de seu nascimento surgiu em 1952, falou-se novamente de sua canonização
." (Encyclopædia Britannica)
BIBLIOGRAFIA:
A História da Civilização VI- A Reforma. Will Durant. 2ª edição. Editora Record
História Ilustrada do Cristianismo. Vol. 1. Justo L. Gonzalez. São paulo: Vida Nova, 2ª edição, 2011.
O Cristianismo através dos séculos. Earle E. Cairns. São Paulo: Vida Nova. 2ª edição, 1998.
http://www.newadvent.org/cathen/13490a.htm
http://www.solanoportela.net/artigos/savonarola.htm
https://www.britannica.com/biography/Girolamo-Savonarola

Nenhum comentário:

Postar um comentário